domingo, 10 de março de 2013

[Crítica] Killer Joe - Matador de Aluguel


Existem vários mestres no cinema que, através do poder da imagem (não atmosférico, como Carpenter), chocam e perturbam o espectador sem escrúpulos - Stanley Kubrick, David Cronenberg, David Fincher (no inicio de carreira, claro), Michael Haneke, etc. Esses gênios normalmente produzem trabalhos ímpares, que entram na psique do espectador, fazendo questionar a si mesmo.

Reinando todos eles está William Friedkin, que retorna com este ótimo Killer Joe.

A história é sobre um irmão (Emile Hirsch) e uma irmã que tramam o assassinato de sua mãe para ficar com o dinheiro do seguro. Para isso, eles contratam o policial e assassino de aluguel "Killer" Joe Cooper (Matthew McConaughey).

Contando com uma narrativa rápida e sem freios, Friedkin domina totalmente a arte de construção do clima; várias cenas chave começam sutilmente e com pequenos detalhes vão aumentando até chegar em uma loucura total - isso, de certa forma, traduz o próprio fillme.

Digo isso porque Killer Joe é uma loucura sangrenta e sexual, um caos humano - talvez seja por isso que esteja sendo comparado com Tarantino (se bem que Friedkin é muito maior que ele). Muitas vezes varia entre noir, pra ação e surrealismo insano.
E o antigo diretor domina atrás da câmera: filmando sempre em contra-plongée (de baixo para cima), a presença de Joe, o homem bruto, massacra todas as outras - quando ele entra, o ar diminui, sufocando o resto.
A violência, porém, ao contrário de Tarantino, é realista - mas deixa espaço para o humor. Tudo que acontece durante a película nos deixa na dúvida se devemos rir ou ficar espantados - na terra do calor e do conservadorismo é assim que funciona.
Ao final, no meio de tanta maluquice, Killer Joe é o retrato de um Texas ignorante, hipócrita e radical, onde as coisas são resolvidas da forma mais primitiva possível: quem coloca primeiro o frango (pau) na mesa; é a brutalidade de Friedkin de volta.

NOTA:





9 Jokers!


Trailer:


NOTAS DA EQUIPE:
Vinicius: 9/10
...

0 comentários:

Postar um comentário