terça-feira, 19 de março de 2013

[Fodastico!] Mad Max

Um clássico dos final dos anos 70; o filme que deu início a carreira do ator Mel Gibson. Considerado o primeiro filme do gênero Pós-Apocalíptico; Mad Max!

Há um tempo atrás, um médico chamado George Miller trabalhava num hospital de pronto-socorro na Austrália. Eis que um dia, ele conhece um cineasta amador chamado Byron Kennedy, e juntos, eles começam a criar uma história para um filme, sobre uma distopia, onde lei e ordem não existem mais. Das lesões e mortes que Miller viu em seus dias no hospital, serviu de inspiração para o futuro filme intitulado, Mad Max.

Neste mundo devastado, a policia não é das melhores. Apenas um policial é o que se destaca: Max Rockatansky.
Em uma perseguição policial para capturar o fugitivo Nighrider, Max acaba matando o criminoso, libertando a fúria de uma gangue de motoqueiros liderados por Toecutter. Assim inicia-se a "primeira vingança": Toecutter contra Max. Começado pela morte de seu melhor amigo e mais precisamente a morte de sua esposa e seu filho. Max então parte para o lado pessoal; agora em busca da gangue de motoqueiros.

Mel Gibson como Max Rockatansk
Parece uma história simples, basicamente sobre vingança, mas George Miller faz mais do que isso. O filme começa com uma perseguição de carros bastante boa. Nada de exageros como as cenas de filmes como Velozes e Furiosos. Além dos mais, o filme foi feito com "apenas" A$ 380,00 dólares e conseguiu adquirir bastante dinheiro, tendo ficando até 1998 no Guinness Book of Records como o filme de maior custo/retorno financeiro. Ou seja, com pouco dinheiro, Miller conseguiu faz uma "obra-prima"!


Apesar de falarem que o filme influenciou outros filmes do mesmo gênero  (o Pós-Apocalíptico), discordo (o 2 sim), já que nesse ainda pode-se ver ainda civilização, uma pequena população. Também foi uma ótima escolha a de Miller ter colocado a Austrália como o cenário, sendo que o local já parece todo acabado, todo destruído. O filme tem basicamente 2 cenários principais: as estradas e a central da policial (toda acabada).
Steve Bisley e Mel Gibson
É incrível como a carreira de Mel Gibson começou com sorte: por sorte acabou sendo escolhido para protagonizar um filme excelente; um dia antes de ir acompanhar seu amigo Steve Bisley na audição para escolher o protagonista do filme, Gibson acabou se metendo em uma briga num bar, e acabou levando um corte sério no rosto. Os diretores viram ele e disseram para ele retornar em uma semana. Gibson retornou com o rosto novinho em folha, nem parecendo o cara foi na audiência com o rosto cortado. Assim ele conseguiu ganhar o papel do "Mad" Max. E o Steve Bisley? Ganhou o papel de Jim Goose/Ganso, o melhor amigo de Max.

Uma outra curiosidade, é que a gangue de motoqueiros presentes no filme, eram de verdade...

A trilha sonora feita por Brian May é muito boa, mesmo que alguns dizem que não combine; como por exemplo, a música tocada nos créditos finais, é uma suave e lenta, como se não tivesse nada a haver com o filme, mas pense bem: depois que tudo que Max passou (e fica mais claro como ele ficou depois disso nos filmes seguintes), a música é como se fosse um alivio já que ele completou sua vingança, dirigindo sem destino pelas estradas...

E as cenas de ação (na verdade, cenas de corrida), são bem aceleradas e bem feitas. Há um fato curioso em que metade das cenas previstas para o filme não foram feitas com devido ao orçamento pequeno.
Miller ainda destruiu a própria van na cena inicial da perseguição, para economizar o orçamento do filme.
Podemos muito bem encarar o filme como um tipo de Western/Faroeste moderno: sem cavalos e sim carros e motos.
A partir do momento da morte da esposa e do filho, Max se torna um homem vingativo, ele perde o seu lado humano. E na hora da vingança não poupa nada. Uma das melhores cenas de toda a trilogia é a morte do personagem Johnny, the boy, que também inspirou a famosa cena do primeiro Jogos Mortais.

Nos Estados Unidos, a voz de Mel Gibson foi dublado porque a produção achou que os americanos não entenderiam.
Apesar de não ter sido um sucesso na terra de Hollywood, foi um grande sucesso em outros países, principalmente na Austrália, onde se tornou a maior bilheteria de lá. Não por menos, Mad Max é mutio bom, é excelente, é um filme que te prende do começo ao fim. Diferente de qualquer filme.
Suas continuações, Mad Max 2: A Caçada Continua... e Mad Max: Além da Cúpula do Trovão fizeram mais sucesso que o primeiro, tanto que o 2 é considerado o melhor da trilogia, e o 3 o mais fraco. Mas eu ainda sim, considero o 1 o melhor da trilogia. Eu gosto de muitos filmes, mas são pouco que considero "obras-primas", e Mad Max é uma Obra-Prima. É grandioso, ótimo, marcante.

NOTA:


Notas da Equipe:
Gustavo: 10/10
...

0 comentários:

Postar um comentário