quarta-feira, 27 de março de 2013

[Fodastico!] Tekken

E agora, vamos ao meu game favorito: Mortal Kom...Quer dizer, Tekken, MK fica logo atrás..E nesse post eu iria falar sobre os 3 primeiros games lançados, mas decide só falar sobre o 1° só.


Tekken, 1994

Os anos 90, o auge dos games foram os de luta. Os de maiores sucessos eram Street Fighter II, com seus controles rápidos, e Mortal Kombat com sua violência e seu visual diferente de outros games de luta: Captação de imagem dos atores, ou algo assim...

Esses dois jogos era inovadores até, mas eis que chega nos fliperamas, Virtua Fighter da Sega em 1994. O jogo era inteiramente em 3D, sendo um dos primeiros jogos de luta em 3D, sendo que fez sucesso. Apesar de eu achar meio feio os gráficos do jogo, porque são basicamente blocos os personagens.
Enfim, com o lançamento de Street Fighter e Mortal Kombat, é claro que surgiram outros games tentando ofuscar o sucessos deles. Um ponto negativo mesmo que eu posso dizer sobre esses imitadores do Mortal Kombat, é que basicamente, todos, tentavam se concentrar mais na violência e o sangue, e esqueceram a história e seus personagens que eram pra ser originais...Enfim, e Virtua Fighter, não teve um imitador, e sim basicamente uma versão totalmente melhor que seu jogo; Gráficos, sons, história e personagens: Tekken da Namco (Pac-Man, um dos melhores, mais simples, e maiores jogos desse mundo), lançado no final de 1994.

O conceito de Tekken difere de outros jogos de luta, não apenas pelo fato de ser em 3D, mas por diversos detalhes, como por exemplo que em Tekken, tem um botão pra cada membro do lutador, criando ataques especiais sem repetições de golpe ou "magias", diferente de jogos de luta tradicionais são normalmente jogados com botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou um chute fraco. O jogador pode ver a animação na tela e descobrir o comando apropriado (se o personagem chuta baixo com a perna direita, o movimento costuma ser executado apertando pra baixo e chute da perna direita, ou uma variação similar).
Também, além de poder lutar em 2 rounds, o jogador poderá escolher de um para cinco rounds, assim como o tempo limite pra cada round. Se o vencedor continuar com toda a barra de vida antes de acabar o tempo, o narrador irá dizer: "Perfect!". Se o vencedor estiver quase morto, o narrador dirá: "Great!". Ocasionalmente, os dois personagens cairão simultaneamente, e o narrador dirá: "Double K.O.". Se o tempo do round acabar, o personagem com mais vida será o vencedor. Caso os dois estejam iguais, será um empate. Na maioria dos casos, o narrador dirá apenas "K.O." quando o personagem for triunfante.
Em quanto que na versão para Playstation 1 pode-se desbloquear os sub-chefes após zerar o game.

Da esquerda para a direita: Jack-1, Marshall Law, Paul Phoenix, Kazuya Mishima,
Michelle Chang, Yoshimitsu (Em baixo), Nina Williams, e King


A história: A cada ano é realizado o Torneio do Rei do Punho de Ferro (The King of Iron Fist Tournament), onde o vencedor ganha mais de um bilhão de dólares. O torneio é realizado por Heihachi Mishima, o dono da Mishima Zaibatsu. O primeiro torneio seria esse ano (1994), e aproveitando o anúncio do torneio, Kazuya Mishima decide entrar para se vingar contra seu pai, Heihachi. Quando tinha cinco anos de idade, Kazuya foi jogado pelo seu pai, Heihachi, dum precipício, para ver se Kazuya era mesmo se era seu filho. Kazuya sobreviveu, mas ficou com ferida profunda no peito, então foi nesse exato momento que uma entidade maligna chamado Devil, lhe ofereceu a Kazuya que se ele vende-se a sua alma, lhe curaria e o ajudaria se vingar contra seu pai. Kazuya com raiva e ódio aceitou.
Além dele, cada lutador tem um proposito para entra no torneio: 
King quer entrar no torneio para adquirir dinheiro para construir um orfanato; 
Jack-1 foi construído por uma empresa e decidiram coloca-lo no torneio; 
Marshall Law quer o dinheiro para o seu dojo; 
Paul Phoenix queria só para provar que era o melhor e derrotar seu inimigo, Kazuya; 
Nina Williams entrou por amando de assassinar Heihachi, mas foi impedida por sua irmã, Anna, querendo provar que era melhor que ela; 
Michelle Chang queria vingar a morte de seu pai e sua tribo; 
E Yoshimitsu (Meu personagem favorito) queria ajudar a sua aldeia.
Os sub-chefes do jogo só são jogados quando é jogado por um personagem especifico (Exemplo: O sub-chefe Kunimitsu só é confrontado por Michelle Chang).
E a um personagem secreto: Devil, a entidade que tem a alma de Kazuya.


Cada personagem tem um final, que também serve para a continuação de Tekken 2 (1996). Por exemplo, o final de Kazuya: Ele derrota seu pai, e o joga do mesmo precipício que ele o jogou quando criança. Depois ele sorri, agora que completou sua vingança. 


Tekken recebeu críticas muito positivas, com os críticos alegando que era um bom começo para a série. Seu sucesso e popularidade gerou seis continuações (Todas com os gráficos aumentando e melhorando). Foi um dos jogos mais vendidos para Playstation 1.
Foi isso, espero que tenham gostado do post, aproveitem e comentem, e vejam a abertura do game para playstation 1 abaixo, e se quiserem saber sobre a história de todos os games de Tekken, vejam o vídeo Saga Tekken: Vale ou Não a Pena Jogar no youtube.


Fonte: Wikipédia em Inglês.

0 comentários:

Postar um comentário