sexta-feira, 26 de abril de 2013

[Crítica] Homem de Ferro 3


O terceiro filme do paladino ferroso da Marvel é excelente. Peca ao esquecer que o herói não está  mais sozinho, mas isso não incomoda num filme do herói mais carismático do universo Marvel das telonas.


Sinopse: O terceiro filme do Homem de Ferro tem como base o arco "Extremis" dos quadrinhos, escrito por Warren Ellis entre 2005 e 2006 na HQ do super-herói. Na trama, a nanotecnologia Extremis, criada pelo geneticista Aldrich Killian (Guy Pearce), cai nas mãos do terrorista Mandarim (Ben Kingsley), que ameaça criar um exército de combatentes modificados.

Se você vai assistir Homem de Ferro 3 com a esperança de ver algum outro herói Marvel, ou pelo menos uma boa referência, não gaste seu dinheiro. HF3 é um filme do Homem de Ferro, e deixa isso bem claro. Tirando algumas referências a Vingadores, o filme nem menciona outros personagens das HQs.

E isso é bom, por um lado. É bom saber que os produtores não vêem esse filme como mais um qualquer, um ponto de ligação, como parece que fizeram com Homem de Ferro 2. HF3 é um filme auto-suficiente, com início, meio e fim, sem pontas soltas e final em aberto.

Por outro lado, é difícil não entrar no cinema sem a esperança de ouvir um nome sequer, ou um personagem de relance como o Gavião Arqueiro em Thor. Até o easter egg do escudo do Capitão América no primeiro filme do Ferroso foi empolgante. Nesse, além do já mostrado Patriota de Ferro, uma espécia de upgrade do Máquina de Combate, não temos nenhuma citação a outros personagens.

Mas isso é perfeitamente ignorável. HF3 é sem dúvida um dos melhores filmes baseados em quadrinhos que assisti nos últimos tempos. Ele não é empolgante como Vingadores, nem profundo como O Cavaleiro das Trevas, mas cumpre muito bem seu papel. Shane Black ocupa a cadeira de Jon Favreau com uma grande responsabilidade, e não faz feio. Seu Homem de Ferro é o mesmo dos outros dois, só que mais maduro. 

Não, nem de longe o filme é sombrio. O humor ácido de Tony Stark está lá e o humor descontraído dos outros filmes também. O problema é que em um momento específico, esse humor perde um pouco a medida, principalmente se você é um fã que acompanha as HQs e os personagens. É uma reviravolta de trama realmente surpreendente, mas que fere a essência de alguns personagens. Para evitar spoilers, encerro esse assunto específico por aqui.

Pontos negativos:

Cadê os Vingadores? - A proposta do filme desde o início é mostrar que mesmo com o mundo cheio de heróis, o Homem de Ferro ainda pode se virar sozinho. Mesmo assim, não é estranho que nem Capitão América nem a Shield, ou algum dos outros, se interessa pelas ameaças e ataques do vilão do filme?

Quem é você? - O filme em alguns momentos não se aprofunda nos personagens. É claro que não tem como se aprofundar em vários personagens, e por sorte o filme não é um X-Men 3, cuspindo personagens até não poder mais. Mas sair confiando em quem você nunca viu na vida sem nem uma conversa é realmente estranho.

Vamos resol... resolvi! - O filme não faz isso com uma intenção ruim, mas ainda assim soluciona alguns problemas muito rápido. Não, nada se compara às resoluções relâmpago insípidas do segundo filme, como uma batalha final de meio minuto. Mas que incomoda, incomoda.

O final - Sem muita substância, e tirando um dos principais fios condutores tanto dos filmes anteriores quanto de toda a história do personagem, nos cinemas ou HQs. Sim, não é impossível de se aprofundar em próximos filmes, mas a princípio chega a incomodar.


Pontos positivos do filme. Felizmente, são muitos:


Robert Downey Jr. - O cara é muito bom. Seu Homem de Ferro foi uma peça fundamental na construção do universo Marvel no cinema. O Homem de Ferro de Downey Jr. sem dúvida tem feito história, fazendo o personagem funcionar melhor na telona do que nas páginas. Ponto para o ator, que não deixa a peteca cair no terceiro filme.


Pepper Potts - Deixou de ser a mocinha indefesa com ares de independência para realmente se tornar uma personagem cativante. Gwyneth Paltrow mostra um físico invejável, e uma beleza que passa batida nos outros dois, enquanto realmente mostra a que veio sendo mais que a "namorada do Homem de Ferro". Ponto para Paltrow, e claro, para os roteiristas.


Patriota de Ferro - Don Cheadle é 10. Sua atuação, como sempre, impecável continua desenvolvendo aquele que seria o "grilo falante" e melhor amigo de Tony Stark. Se no segundo ele rouba a cena, mesmo sem espaço no roteiro, aqui ele tem espaço de sobra pra mostrar que é muito mais do que um parceiro de armadura.
Mandarim - Se Sir Ben Kingsley tivesse que interpretar uma árvore em um filme, não tenha dúvida: seria uma das melhores árvores que você já viu na vida. Kingsley é o cara, e mesmo que seu personagem aparecesse 30 segundos pra fazer um "thumbs up" e dar uma piscadinha pra câmera, ele mereceria o Oscar. Como Mandarim ele dá um show, como sempre.

Guy Pearce - Guy Pearce é um ótimo ator, e não nos deixa esquecer disso. Sim, seu personagem ganha espaço no roteiro, mas é na interpretação de Pearce que ele ganha profundidade. E de personagens sem profundidade, a franquia já cumpriu sua cota no segundo filme. O Aldrich Killian de Pearce, é outro personagem que ganha mais espaço no filme do que nos quadrinhos, e já que estamos falando da interpretação de um ótimo ator, isso é mais do que justo.


A batalha final - Sem dúvida, extremamente empolgante. Não é à toa que Joss Whedon disse que não sabe o que vai fazer em Os Vingadores 2. Superar essa batalha não chega a ser impossível, mas vai exigir mais trabalho do que Whedon teve no primeiro Vingadores.


A trama - Envolvente e eletrizante, sem precisar perder a proposta original. Jon Favreau e Shane Black são diretores muito competentes, e acho que Favreau deve ter ficado muito feliz ao ver que seu bebê continuou em boas mãos. Sim, o roteiro que guia o filme, mas é preciso um bom diretor para que ele funcione. O filme tem vários furos e está longe de ser perfeito, mas a competência da equipe e o roteiro interessante cheio de reviravoltas nos entregam um Homem de Ferro sem exageros, que reanima quem se decepcionou com HF2 e mantém interessado quem curtiu Vingadores.


Então, vá ao cinema despreocupado. Você terá uma boa quantidade de entretenimento, e não vai se decepcionar. Para quem gosta do personagem então, é um prato cheio. Ação, humor e Robert Downey Jr. estão todos lá. Sem dúvida nenhuma HF3 é o melhor dos três filmes do Homem de Ferro. Não sabemos se haverá um HF4 por enquanto, nem por quanto tempo Robert Downey Jr. continuará no papel. Se depender dos fãs, ele não vai abandonar a armadura tão cedo.

Afinal, mesmo que Tony Stark viva declarando sua dupla identidade em alto e bom som, Homem de Ferro 3 nos lembra que, pelo menos para o grande público e para os fãs, Robert Downey Jr. é o Homem de Ferro. E a aventura continua...


Nota:
8 Coringas e meio (Tá muito longe de ser um Rob Liefeld, mas não é um Alex Ross)

Notas da Equipe:
Gustavo: 8.5/10
Rafael:    8,5/10
Pedro:    8.5/10
Vinicius: 6/10
...


Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário