quarta-feira, 1 de maio de 2013

[Fodastico!] A Balada do Pistoleiro

Muitas vezes, quando um filme faz sucesso, o que mais se pensa em no dinheiro que se pode ganhar mais ainda; Mais ainda com sequencias do filme original. O problema é quando vira uma franquia enorme e sem fim (Star Trek, Sexta-Feira 13). Enfim...As vezes, algumas sequencias ficam boas (Na mesma altura do original, como Homem de Ferro 2), inferiores ao original (Matrix Reloaded), e melhores que o original (O Exterminador do Futuro 2), e...O filme A Balada do Pistoleiro (Desperado, 1995), diga-se que...Não se encaixa em nada disso, ou não... [Cuidado, Spoilers a seguir]

Com o sucesso do primeiro filme, O Mariachi, Rodriguez decidiu fazer uma sequencia. Ou diria remake?
Agora na história desse, o Mariachi (Agora interpretado por Antonio Banderas, sendo que no original foi interpretado por Carlos Galhardo, que nesse filme aparece como um amigo do Banderas), ainda busca vingança contra o assassino da mulher que ele se apaixonou no primeiro filme, Dominó. Ele então, acaba se apaixonando por outra mulher, só que ela também, está "sobre o domínio" do traficante que Mariachi quer encontrar.
O filme é quase que um remake do primeiro filme. Por exemplo, a personagem de Salma Hayek no filme, é parecida com a personagem Dominó, sendo que ambas tem amantes que lhe dão presentes caros (Um foi o bar, e outro uma livraria), e esses amantes, são os traficantes que gostam bastante de vestir-se de branco. E temos ainda uma reviravolta no final! O tal Bucho (Joaquim de Almeida), que seria o vilão do filme, o traficante, é na verdade o irmão do Mariachi!! Por essa ninguém esperava no filme...
Parece até que Mariachi queria encontrar o assassino do primeiro filme, Moco (Mauricio). 
Pontos positivos: As cenas de ação aqui são melhores que a do primeiro filme, sendo que agora tem mais dinheiro para fazer o filme. E a locação, o cenário, agora são melhores que o do primeiro filme, mais estilo mexicano (se passa no méxico...), que também, foi por causa do orçamento agora melhor que o primeiro.

Pontos negativos: A troca de Galhardo por Banderas; Acho que, Banderas tem mais cara de "mais fodão", mais heroico, mas ele não tem a mesma carisma que Galhardo tem. Enquanto que no primeiro filme, Mariachi era apenas uma pessoa normal, um mero mariachi, que se envolve nessa confusão de troca de identidades, em Desperado, ele já um homem um pouco paranoico, mais agiu e mais sério. 

É claro que não podia se esquecer dos personagens indispensáveis do filme! Como por exemplo o personagem de Steve Buscemi: Buscemi...E o de Danny Trejo, Navajas (Na época da produção desse filme, foi quando Rodriguez teve a ideia para o filme Machete, quando conheceu Trejo), um assassino profissional, especialista em facas, e certeiro na mira. E ainda tem um menino com quem Mariachi conheceu e decidiu ensina-lo um pouco a tocar violão. Esse menino, também é filho de um drogado. E não podia esquecer a incrível participação de Quentin Tarantino! Interpretando o personagem "Pick Up Guy", que morre logo...Mas antes, ele deixa uma piada..
Enfim, o filme, na verdade, a Trilogia, é um moderno Western (Faroeste), mais precisamente, um Western-Spaghetti, que Sergio Leone nos apresentou na aclamada Trilogia dos Dólares, onde temos o anti-herói, "O Homem Sem Nome", interpretado por Clint Eastwood.
E é claro, foi dai que Rodriguez desenvolveu a trilogia, após Tarantino mencionar para ele sobre a trilogia dos dólares. E Rodriguez conseguiu mesmo fazer um verdadeiro Western moderno.
O Trio de Mariachi, com o Mariachi (Antonio Banderas) no meio, e
Carlos Galhardo (o antigo Mariachi) como Campo.
A Balada do Pistoleiro (De onde tiraram esse nome!?), foi muito bem nas bilheterias, e arrecadou mais do que El Mariachi (1992). A Trilogia do México seria concluída com o Era Uma Vez No México (2003).

Nota:

8 Jokers

Notas da Equipe:
Gustavo: 8/10
Rafael: 8/10

Trailer:

Foi isso ai, espero que tenham gostado do post!

0 comentários:

Postar um comentário