Há um tempo atrás, um médico chamado George Miller trabalhava num hospital de pronto-socorro na Austrália. Eis que um dia, ele conhece um cineasta amador chamado Byron Kennedy, e juntos, eles começam a criar uma história para um filme, sobre uma distopia, onde lei e ordem não existem mais. Das lesões e mortes que Miller viu em seus dias no hospital, serviu de inspiração para o futuro filme intitulado, Mad Max.
Neste mundo devastado, a policia não é das melhores. Apenas um policial é o que se destaca: Max Rockatansky.
Em uma perseguição policial para capturar o fugitivo Nighrider, Max acaba matando o criminoso, libertando a fúria de uma gangue de motoqueiros liderados por Toecutter. Assim inicia-se a "primeira vingança": Toecutter contra Max. Começado pela morte de seu melhor amigo e mais precisamente a morte de sua esposa e seu filho. Max então parte para o lado pessoal; agora em busca da gangue de motoqueiros.
Mel Gibson como Max Rockatansk |
Apesar de falarem que o filme influenciou outros filmes do mesmo gênero (o Pós-Apocalíptico), discordo (o 2 sim), já que nesse ainda pode-se ver ainda civilização, uma pequena população. Também foi uma ótima escolha a de Miller ter colocado a Austrália como o cenário, sendo que o local já parece todo acabado, todo destruído. O filme tem basicamente 2 cenários principais: as estradas e a central da policial (toda acabada).
Steve Bisley e Mel Gibson |
Uma outra curiosidade, é que a gangue de motoqueiros presentes no filme, eram de verdade...
E as cenas de ação (na verdade, cenas de corrida), são bem aceleradas e bem feitas. Há um fato curioso em que metade das cenas previstas para o filme não foram feitas com devido ao orçamento pequeno.
Miller ainda destruiu a própria van na cena inicial da perseguição, para economizar o orçamento do filme.
Podemos muito bem encarar o filme como um tipo de Western/Faroeste moderno: sem cavalos e sim carros e motos.
A partir do momento da morte da esposa e do filho, Max se torna um homem vingativo, ele perde o seu lado humano. E na hora da vingança não poupa nada. Uma das melhores cenas de toda a trilogia é a morte do personagem Johnny, the boy, que também inspirou a famosa cena do primeiro Jogos Mortais.
Apesar de não ter sido um sucesso na terra de Hollywood, foi um grande sucesso em outros países, principalmente na Austrália, onde se tornou a maior bilheteria de lá. Não por menos, Mad Max é mutio bom, é excelente, é um filme que te prende do começo ao fim. Diferente de qualquer filme.
Suas continuações, Mad Max 2: A Caçada Continua... e Mad Max: Além da Cúpula do Trovão fizeram mais sucesso que o primeiro, tanto que o 2 é considerado o melhor da trilogia, e o 3 o mais fraco. Mas eu ainda sim, considero o 1 o melhor da trilogia. Eu gosto de muitos filmes, mas são pouco que considero "obras-primas", e Mad Max é uma Obra-Prima. É grandioso, ótimo, marcante.
NOTA:
Notas da Equipe:
Gustavo: 10/10
...
0 comentários:
Postar um comentário