quinta-feira, 7 de março de 2013

[Crítica] O Espetacular Homem-Aranha, por Gustavo

Legal. Apenas legal. O recomeço da história de um dos heróis mais famoso dos quadrinhos e do cinema. A Trilogia Original feita por Sam Raimi (sou fã dele) era ótima, principalmente os dois primeiros que foram muito marcantes (mais marcante pelo fato de eu ter assistido o 2º no cinema). O 3 foi fraco, talvez porque foi feito muito apressado, só pra ganhar lucro e foi o que conseguiu; enfim chega de enrolação vamos logo as origens...


Como esse reboot começou?

Sam Raimi queria fazer o Homem-Aranha 4. Então houve problemas, o estúdio, e outras coisas que fizeram com que a Sony decide-se recomeçar a história do Aranha. Tudo do zero.

A história não é a mesma se é o que você pensa.
Bem diferente do 1° mesmo; Peter Parker (Andrew Garfield) é um jovem rapaz nerd que estuda no ensino médio e que teve seus pai desaparecidos numa noite (na mesma noite em que eles lhe deixaram para morar no casa de seus tios). Até que um dia Peter encontra algumas coisas antigas de seu pai, o que desperta a sua curiosidade. Tudo isso leva a empresa Oscorp (a mesma do Duende Verde...), onde conhece o doutor Curt Connors (Rhys Ifans), antigo parceiro de seu pai. Mais tarde ele se transforma no Lagarto, o garoto acidentalmente mexe onde não deve, e é picado por uma aranha geneticamente modificada, e com esse poderes se motiva a pegar o ladrão que matou o seu tio, já que o havia deixado escapar. E ainda na história, o interesse amoroso, a bela Gwen Stacy (Emma Stone)..


As atuações e a escolha do elenco são a melhor parte. Principalmente Andrew Garfield, que faz melhor que Tobey Maguire - mais fiel ao herói original, onde faz piadas o tempo. Emma Stone também não faz feio, é claro, é bonita. Além de Rhys Ifansmaluco e muito bom. Já o Lagarto que fala, não chega a estragar, mas também interfere num aspecto geral. Os tios de Peter, interpretados por Martin Sheen e Sally Field também interpretam bem como os 2° pais de Peter, além, na minha opinião, o personagem de Irrfan Khan que não faz muita importância no filme. Resumindo, as atuações são ótimas - e, como disse, destaque para Garfield. 

A motivação de Peter é fraca, contando com várias forçações do roteiro. A origem do uniforme simplesmente veio do nada. Já o uniforme ficou muito bom, apesar de ser pouco, porque todas as vezes (com exceção da cena da luta do Lagarto e Aranha no colégio), as cenas onde o Homem-Aranha aparece são a noite.
Essa cena do trem achei meio forçado, mas também engraçada!
Marc Webb tinha dirigido (500) Dias com Summer, que foi aclamado pela crítica. Então por isso a Sony chamo-o para dirigir melhor um filme que é centrado num adolescente onde perde e ganha pessoas , assim como seus poderes. Além de dar mais um tom de realidade na história.  Webb dirige bem, tanto nas partes dramáticas como de ação. 

O filme varia entre Peter tentando solucionar o mistério do desaparecimento dos pais dele, tentando lidar com seus novos poderes, encontrar o ladrão que matou seu tio, seu romance com a  Gwen, suas lutas com o  Lagarto, e ainda consegue encaixar tudo no clímax - não ficou uma confusão de temas  ou motivações (como Sombras da Noite). Já transformação do herói e ele derrotando os ladrões até a morte do tio Ben também foi feita com muita pressa.

O resultado final do filme: um filme legal, um bom começo para a Nova Trilogia como foi anunciado. Erros, falhas, acertos e teias, é um filme divertido e talvez não vá te decepcionar mesmo. E não saia do cinema apressado, porque ainda tem mais uma cena...

NOTA:

8 Joker

Trailer:
Também vejam o post especial de 10 anos do primeiro filme do Homem-Aranha.


NOTAS DA EQUIPE:
Gustavo: 8/10
Pedro:    9/10
Rafael:    8/10
Vinicius:  8/10
...

0 comentários:

Postar um comentário