quinta-feira, 7 de março de 2013

[Crítica] Sombras da Noite


Muitas críticas negativas saíram, mas não liguei - existem vários exemplos de filmes que gostei e a crítica massacrou; já estava até imaginando que ia gostar... mas não.  

Mais uma outra parceria de Tim Burton com Johnny Depp...
Na história do filme, Barnabas Collins (Johnny Depp), um vampiro, desperta depois de 200 anos em 1972. Muito s anos atrás ele foi amaldiçoado por uma bruxa (Eva Green), que sentiu ciúmes. Ela matou seus pais e sua noiva, Josette, e o transformou em um vampiro e ainda mandou a cidade de Collinsport tranca-lo dentro de um caixão, pela eternidade. Agora solto, ele decide reconstruir a fama da nova família Collins, que era o ramo de pesca, mas foi ofuscado por outra empresa, a empresa da bruxa Angelique.

No começo do filme, somos apresentados ao circo dos horro...quer dizer, a família Collins;
Roger, o pai (Johnny Lee Miller),
a irmã de Roger, e basicamente a segunda mãe das crianças,
Elizabeth (Michelle Pfeiffer),
a doutora Hoffman (Helena Carter), que está a 3 anos na casa cuidando do filho dos Collins,
David (Gulliver McGrath), que acredita em fantasmas,
a irmã rebelde de David, Carolyn (Chloë Grace Moretz),
e a nova tutora de David, Victoria (Bella Heathcote), que acaba virando interesse amoroso de Barnabas.

Sombras da Noite (Dark Shadows), é baseado numa novela dos anos 60 em preto e branco que fez sucesso. O visual do filme é bacana, algo que já é comum de Tim Burton. O tom é um gótico com paisagens do anos 70. As piadas são boas, o problema é que são poucas, e algumas são meio forçadas. 

As atuações são ótimas, principalmente a de Johnny Depp - como sempre. Além de Michelle Pfeiffer, Eva Green e Chloë Grace Moretz que sempre roubam a cena quando aparecem; o grande destaque do filme são as histórias de fundo dos personagens - muito bem feitas. E como na série original, o filme ainda coloca lobisomens e fantasmas. 
O grande problema de Dark Shadows é a falta de foco no enredo. Eu já tinha ouvido críticas falarem bastante disso, mas não dei importância. O filme começa bem, parecendo um filme de terror, ainda continua, até o despertar de Barnabas, ai começa parecer humor negro. Logo depois o romance. Ai muda para drama. E no final fica drama, terror, e romance...Enfim, o filme não sabe se concentrar num só gênero. E uma hora, Barnabas quer ajudar a família Collins a retorna ao ramo de pescaria. Numa outra ele quer se adaptar ao tempos modernos para assim conseguir mais entender 1972. Numa outra ele quer se aproximar mais de Victoria. Outra ele e a família combatem a Bruxa Angelique...O filme não consegue se concentrar num enrendo só.
E também um pouco o enrendo dos personagens que se embaralha todo no filme. O pai traíra,  a médica que quer ficar jovem para sempre, a tutora que acha que está apaixonada, o garoto que vê fantasmas...
A começar pelo despertar de Barnabas, eu achei que o filme ia tomar outro rumo, de terror para comédia. Mas como eu disse antes, ele não consegue nem se focar num gênero. E também há os erros terríveis como por exemplo: Barnabas, apesar de se vestir todo com capas para não ser morto pelo sol (ele é um vampiro de verdade, morre ao ser exposto ao sol, não brilha como certas fadas...), mas em outras cenas, pode-se perceber que ele está bem próximo ao sol e não lhe acontece nada...
Apesar de seu bom visual e suas ótimas atuações, não sabe focar-se no enrendo. Sombras da Noite, não foi o que eu esperava, e acabou sendo, não uma enorme decepção, mas muito fraco.

NOTA:

6 Jokers!

Trailers:


NOTAS DA EQUIPE:
Gustavo: 6/10
Pedro:    7/10
Vinicius:  5/10
...

0 comentários:

Postar um comentário