sexta-feira, 29 de março de 2013

[Personagem da Semana] O Batman da Marvel

"Batman da Marvel"...? O super-herói que vocês veem a cima, é o Cavaleiro da Lua, ou no original, Moon Knight, personagem da Marvel Comics.

Em agosto de 1975, era lançada a revista Werewolf by Night n°32, com o protagonista, Jack Russel, o anti-herói Lobisomem. Nessa edição, foi a estreia do personagem Moon Knight, que lutaria contra o Lobisomem. A recepção dos leitores foi positiva com o personagem, e então decidiram transforma-lo num herói de revistas solo.
Desde sua estreia como um novo herói dos quadrinhos, O Cavaleiro da Lua apareceu ao lado de outros super-heróis da Marvel ao passar dos anos, como o Demolidor, o Homem-Aranha, e etc..
No Brasil, quando foi publicado pela Rio Gráfica Editora -no início dos anos 1980-, seu nome era Lunar, o Cavaleiro de Prata, e só depois que a Editora Abril tomou conta, é que foi mudado seu nome para Cavaleiro da Lua.

Na história do nosso herói, Marc Spector é filho de um rabino americano, que nasceu em Chicago, Illinois. Quando se tornou adulto Marc ganhou a vida como boxeadorfuzileiro naval e mercenário. Ele se tornou amigo de um piloto francês, chamado Jean-Paul Duchamp (Apelidado por Marc de 'Frechie'), que mais tarde, perde suas duas pernas, e se revela homossexual

Em uma de suas muitas missões, ele trabalhou em conjunto com o mercenário africano Raoul Bushman, a serviço do Dr. Peter Alraune. Nesta missão, eles procuravam o antigo templo do deus egípcio Khonshu (ou Konshu), o deus da Lua. Quando finalmente encontram a caverna, Bushman se revela um traidor, assassinando o Dr. Alraune e quase espanca Marc até a morte, deixado-o para morrer no deserto.

Encontrado por egípcios, Marc é levado até o templo do próprio Khonshu para ser tratado. Quando o coração de Spector para, o deus egípcio aparece em uma visão e lhe oferece uma segunda chance, para ser seu avatar na terra. Marc aceita e, decidido a se tornar um combatente do crime, ele derrota Bushman e, em seguida, volta para os E.U.A., junto com Marlene Alraune (a filha do dr.Peter Alraune), Frenchie e a estatua de Khonshu.
Da esquerda para a direita: Jake LockleyMarc Spector e Steven Grant
Após o seu regresso aos Estados Unidos, Marc Spector investe o dinheiro que tinha acumulado como um mercenário e desenvolve uma pequena fortuna. Para se distanciar de seu passado mercenário, ele cria a identidade do milionário empresário filantropo, Steven Grant, usando essa identidade para comprar um imóvel espaçoso. Ele também cria uma outra identidade falsa, de um taxista chamado de Jake Lockleypara ter contato com as pessoas comuns de Nova York, e investigar melhor seus casos.
Marc Spector não existia mais, agora só existiam três pessoas: Steven Grant, Jake Lockley e o Cavaleiro da Lua.
Marc/Jake/Steven então cria um uniforme prateado para si (em homenagem a Khonshu) e se auto-denomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. 
Ao longo de sua vida como boxeadorda Marinha dos EUAoperatório da CIAmercenário, e super-herói fantasiado, Marc Spector se tornou um especialista em técnicas de combate corpo-a-corpo e várias artes marciais. Ele é um atleta olímpico de nível e uma acrobata qualificado e ginasta, e se destaca como um estrategista de combate. Ele é habilidoso com a maioria das armas, e um especialista com armas de arremesso. Seu arsenal inclui nunchaku, dardos, arco-e-flecha, boomeranges em formato de lua, etc.. Ele é um piloto bom também. Sua força, reflexos e resistência foram mais apurados após ser ressuscitado por Khonshu.

É dito que Cavaleiro da Lua tenha uma força sobre-humana derivada da mordida de um lobisomem interagindo com a prata em sua armadura. Ele se diz ser tão forte quanto dez homens sob a fase de lua cheia.
Apesar dessas habilidades especiais, dependem de qual fase está a lua; Como por exemplo, quando mais cheia a lua, o Cavaleiro da Lua mais força dela ficará, embora mesmo durante a lua nova, ele pode levantar várias centenas de toneladas. Ele tem algum grau de força sobre-humana durante o pico de um ciclo lunarNão se sabe quanto dessa força é mística e quanto é simplesmente o resultado da auto-hipnose, devido à sua instabilidade psicológica. 
Devido às suas múltiplas personalidades, ele também é resistente a alguns ataques psíquicos e, às vezes recebe visões proféticas. 
Em umas de suas séries, o Cavaleiro acaba perdendo seus poderes, e decide tentar viver uma vida normal, com a identidade do taxista Jack Lockley.
Entre os vilões/arqui-inimigos do Cavaleiro, se destacam o ex-amigo mercenário de Spector, Raoul Bushman, que matou o dr. Peter Aurane, e deixou Spector morrer no deserto. Bushman tentou se vingar do Cavaleiro, mas sempre foi derrotado, até morto por sinal. Ele é também reconhecido pelo seu rosto pintado em forma de caveira.
Além de Bushman, outros vilões do herói como Meia Noite e Morpheus são até interessantes; o Meia-Noite é filho do outro vilão Homem da Meia-Noite, que antes era o parceiro do Cavaleiro, mas após ter aparentemente morrido (ou...Desintegrado), ele foi encontrado pelo Império Secreto, então sofreu experimentos até se transformar em ciborgue, onde acabou se tornando inimigo do Cavaleiro. Morpheus (ou Morfeu), era Robert Markham, um homem com uma infecção, que após efeitos de uma droga, ele acaba perdendo a capacidade de dormir, e fica com uma horrível aparência. Ele então ganha poderes psicos, e decidi se chamar Morfeu. Apesar de derrotado pelo Cavaleiro, tentou se vingar do dr. Alraune Jr. (o qual lhe deu a droga), e o Cavaleiro, basicamente controlando o dr. fazendo matar o Cavaleiro, mas ele acaba se sacrificando para derrotar o vilão.

Por que "Batman da Marvel"!?
O Cavaleiro das Trevas vs O Cavaleiro da Lua!
O Cavaleiro da Lua já foi comparado com Batman; São milionários, filantropos, que decidem fazer justiça com as próprias mãos, e os próprios recursos. Ambos são motivados por algo (claro): Batman por vingança pela morte de seus pais, e Cavaleiro da Lua como uma "missão" dado pelo deus Khonshu. Os dois usam capas, e se escondem nas sombras; Os dois usam capas...Enfim, eu não entendo muito essa comparação, quer dizer, um pouco, é, eles são parecidos, mas o Batman é melhor do que o Cavaleiro da Lua, apesar deu ser grande fã dele. 
-" Cavaleiro da Lua é mais ou menos o conceito de o que aconteceria se o Batman sofreria um distúrbio de personalidade múltipla."
E talvez para diferenciar do Batman, o Cavaleiro começou a ser mais esquizofrênico  e suas HQs com mais elementos "místicos". 

Moon Knight tem aparecido pouco nas HQs no últimos tempos, tendo apenas aparecido como um personagem coadjuvante em aventuras de outros heróis, além de aparecer pouco nas outras mídias também, mas mesmo assim, ainda acho um personagem foda, e é basicamente um daqueles tipos de "personagens urbanos", como Demolidor.

Foi isso ai, esse foi o post de hoje; tem alguma sugestão de algum personagem para o próximo post? Comente!

0 comentários:

Postar um comentário