*Texto originalmente feito por Rafael Tekken, e editado um pouco por Gustavo César
Mas na nossa coluna de hoje, não será apenas um personagem, mas sim 6 personagens! Seis Lanternas Verdes humanos, defensores do nosso amado e odiado planeta Terra.
Mas afinal seu noob, o'que é um Lanterna Verde (Green Lantern)? São uma tropa espacial de "policiais", que protegem nosso universo contra ameaças. Não exitem só os Aneis Verdes, mas também existem a Tropa dos Lanternas Vermelhas (não tão heroica), a Tropa dos Lanternas Azuis, Amarela (do Sinestro basicamente), Laranja...E existem Lanternas Verdes de muitas raças, e a raça humana será a que eu falarei nessa coluna exclusiva para os personagens da DC Comics.
Porque o Lanterna está vestindo Vermelho? Pois é, esse é Alan Scott, o primeiro lanterna verde de todos a aparecer nas HQs se não me engano. Alan, pode ser chamado de Lanterna Verde da Era de Ouro, Lanterna Verde da Terra Paralela, Lanterna Verde da Terra 2 ou Sentinela.O personagem foi criado pelos artistas Martin Nodell e Bill Finger. Sua primeira aparição em foi na edição 16 da revista All-American Comics, em Julho de 1940. Nodell se inspirou no trabalho de um funcionário do metrô de Nova Iorque, que orientava o tráfego dos trens com duas lanternas: uma de cor vermelha para parar os trens e outra de cor verde para liberá-los. Nodell também se inspirou na lenda de Aladim e sua lâmpada mágica. Alan era um engenheiro executivo que em 1939, envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, onde todos os passageiros morreram; apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava à bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Ele também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato, passando a adquirir poderes mágicos. Só necessitava de ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. O Anel funcionava contra tudo, menos contra madeira.
Como estamos numa época onde os quadrinhos surpreendem cada vez mais (falo isso, e menciono o ASM #700) por coisas que irritam os fãs, no dia 1 de junho de 2012, a DC Comics anunciou que Alan Scott seria apresentado como um homem gay no título "Terra 2", sendo lançado em 6 de junho de 2012. Na história, Alan Scott e seu amante eram ambos passageiros a bordo de um trem, mas antes de Scott poderia propor casamento ao seu amante, o último foi morto quando seu comboio foi destruído em o colapso da ponte ferroviária, que Scott só sobreviveu.
Hal Jordan
Parte dessa história foi até contada no primeiro filme do herói (2011), que é estrelado por Ryan Reynolds.
Guy Gardner
Kyle Rayner
Kyle Rayner era artista plástico que lutava pela sobrevivência. Inicialmente, ele morou e trabalhou em Los Angeles. Depois que Hal Jordan, tomado pela fúria graças a destruição de Coast City, Rayner foi encontrado por Ganthet, o último Guardião sobrevivente, e ganhou o último anel energético, a poderosa arma dos Lanternas Verdes, que permite ao portador conjurar qualquer tipo de matéria ou energia através de força de vontade. As razões de Ganthet ter escolhido Kyle para portar o anel nunca ficaram claras, além do fato de Rayner estar no lugar certo na hora certa. Rayner se mudou para Nova York.Sua namorada, Alexandra DeWitt, ajudou Kyle no treinamento de super-herói. Mais tarde, ela seria assassinada pelo vilão Major Força. Kyle mais tarde se envolveria com Donna Troy, e posteriormente com Jade, filha do ex-Lanterna Verde Alan Scott.Sua namorada, Alexandra DeWitt, ajudou Kyle no treinamento de super-herói. Mais tarde, ela seria assassinada pelo vilão Major Força. Kyle mais tarde se envolveria com Donna Troy, e posteriormente com Jade, filha do ex-Lanterna Verde Alan Scott.Kyle vê Hal Jordan como um ídolo apesar de tudo que aconteceu ao mesmo. Em a Guerra dos Anéis, Kyle e Hal enfrentaram o maligno Sinestro sem seus anéis. Hal conseguiu drenar o poder do anel de Sinestro com o crânio de um caçador cósmico. Assim, Kyle e Hal lutaram mano-a-mano contra o vilão e venceram.Recentemente em suas histórias, a mãe de Kyle fora infectada por um vírus desconhecido, (e depois foi revelado sendo um dos membros da Tropa Sinestro que fizera isto), então ela não resiste e acaba morrendo. Isto e outros fatores acaba fazendo com que a entidade Parallax encarne em Kyle e o então líder da Tropa Sinestro faz "sua cabeça" para que ele mate a todos. Claro que com a ajuda dos amigos, Kyle "volta a sí" após ver um quadro pintado por sua mãe... Isto faz ele relembrar seu real motivo na batalha e com a ajuda do poder de Hal Jordan, Parallax é expelido de seu corpo.Personagens vivem e morrem, nesse caso, Kyle já morreu, tentando defender Oa, mas depois foi ressuscitado.
John Stewart
Esse Lanterna Verde é um pouco mais conhecido, até mesmo em relação a Hal Jordan. Ele ganhou um destaque maior na animação Liga da Justiça,que foi exibida aqui no Brasil pelo canal SBT. Ele é o segundo Lanterna Verde á não usar uma máscara (sendo o primeiro Guy Gardner). Ele é um dos primeiros super-heróis negros da DC Comics. Embora inicialmente fosse desconhecido para os não-leitores dos quadrinhos até aparecer no desenho animado .Em 2007, John Stewart é destaque na DC no quadrinho semanal Justice League of America, se tornando Lanterna Verde e, recentemente, a Tropa dos Lanternas Verdes. John Stewart quase abandonou a carreira de herói quando na mini-série Odisséia Cósmica (1988) ele comete um erro gigantesco que resulta na destruição do planeta Xanshi. John também teve um romance com a Lanterna Verde Katma Tui, que veio de Korugar, o planeta de Sinestro. Infelizmente, Katma foi assassinada por Safira Estrela(Carol Ferris, herdeira e vice-presidente da Ferris Aeronáutica, foi namorada do Lanterna Verde Hal Jordan), o que causa grave desejo de vingança no coração de John. John por diversas vezes na Terra derrotou a Mulher Leopardo e em missões pela Tropa derrotou Kanjar Ro algumas vezes. Ele tambem fez parte da Liga da Justiça. John possui grande amizade com os outros Lanternas da Terra como Hal Jordan, Kyle Rayner e Guy Gardner. Durante a Guerra dos Anéis ele foi de grande ajuda para Tropa juntamente com Guy Gardner, crindo a armadilha que ajudou a "nocautear" o Anti-Monitor, destruído momentos depois pelo Superboy Primordial.Simon Baz
Simon Baz era uma criança libanês-americano, que tinha vivido durante os eventos dos ataques de 11 de setembro de 2001. Crescendo com a sua família, Simon e sua irmã, Sira ambos foram intimidados e perseguidos devido a sua etnia. Como um jovem adulto, Simon começou a envolver-se em corridas de rua, e, eventualmente, roubo de carro, o primeiro que colocou seu irmão em coma no hospital e este último por causa da crise financeira que atingiu a área de Detroit, em um das áreas mais atingidas dos Estados Unidos. Simon é demitido de seu trabalho, e em uma noite em um momento de desespero, ele rouba o carro errado, e ao tentar fugir da polícia numa van roubada, Simon descobre que há uma bomba no veículo roubado. Não sabendo nada sobre isso, ou o quão grande ele é, Simon dirige a van na fábrica de automóveis abandonados, e colocou lá, sabendo que ninguém seria ferido na explosão. No entanto, a explosão resultante é visto como um ato de terrorismo pelas autoridades, pois eles trazem Simon para interrogatório. Como Simon está sendo interrogado, Hal Jordan e Sinestro fundidos e mau funcionamento do Anel do Lanterna Verde encontra Simon, e seleciona-lo como o portador novo, voando para longe do cativeiro.
A Liga da Justiça acha que Baz está mantendo Hal de refém (sendo que não passava de um plano do Sinestro), e ele acaba apanhando da Liga, mas o Anel revida contra os mesmos, e então Baz começa a ser perseguido pela Liga e o FBI.
Baz até tentou salvar Hal e Sinestro durante a briga contra a Mão Negra, mas acaba perdendo Hal, que se suicidou-se.
Simon Baz é o mais recente dos Lanternas, mas mesmo assim, depois de dar mal em várias coisas, ainda recebeu críticas mistas.
Foi isso ai, até o próximo post da coluna.



0 comentários:
Postar um comentário