domingo, 14 de abril de 2013

[Assistiu] Elementary: Sherlock Holmes nos Tempos Atuais

[Postado originalmente no dia 02/11/2012]

Recentemente tenho assistido umas séries de televisão, e uma delas é regular: Arrow, que é sobre o Arqueiro Verde; uma série que pega mais o clima de Batman Begins (mais realístico), e tenta ser o novo Smallville. É até melhor que Smallville, mas é meio chato, acho que tem chances de melhorar. Mas enfim, além dessa série, tenho assistido uma melhor: Elementary; o segundo seriado que adapta o personagem Sherlock Holmes a atualidade, e o único que é exibido no Brasil.

Eu estava ansioso para ver a série Sherlock (2010), mas depois de um tempo, já tinha até esquecido que existia essa série. Então chegamos a atualidade, alguns meses atrás (acho que em outubro), vejo um comercial de televisão da série Elementary. Lembro de ter lido uma notícia sobre essa série que estrearia (no Omelete), mas faz tempo. Na série, Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller), é o ex-consultor da Scotland Yard, e ex-drogado. Por ter se envolvido com drogas, ele acaba virando consultor da polícia de Nova York, se mudando para lá então. O pai de Holmes, acaba contratando Joan Watson (Lucy Liu, interpretando uma versão feminina do parceiro de Holmes, John Watson), que trabalha para cuidar de viciados em drogas em recuperação. Watson perdeu era cirurgião, mas acabou perdendo um paciente, e perdeu sua licença.
Então tá bom, como Arrow, esqueci de que na minha cidade, o Horário de Verão não tem aqui esse ano, então acabei perdendo o primeiro episódio. Tudo bem, assisti então o segundo episódio da série, e achei bom. Então passou a reprise do primeiro episódio; achei bom também, mas o segundo era melhor. Depois do terceiro episódio, que eu considero o mais fraco da série até agora, o mais superficial, parei de assistir um pouco, e acabei pegando as reprises.
Alguns dias atrás vi o sexto episódio da série, e achei simplesmente ótimo, sem contar que esperava que pelo menos o nome Moriarty seria mencionado! Afinal, é o maior inimigo de Sherlock, basicamente o único que "duela mentalmente" contra ele (veja O Jogo das Sombras que entenderá..).

O Sherlock Holmes dessa série é bem diferente dos filmes de Guy Richie e da série britânica (Sherlock); eu esperava não ter um tipo de dr. House na série, afinal de contas, o próprio criador diz que a criação de House foi inspirada em Sherlock Holmes.

Nessa série, temos um Sherlock diferente (não só está trabalhando na Nova York de hoje em dia, e usando a "tecnologia" de hoje em dia, como celular ou a televisão), com o corpo cheio de tatuagens (algumas para esconder cicatrizes talvez), até parece um pouco com o Hugh Laurie (House). Bem o resultado, é a ótima atuação de Jonny Lee Miller. Fazer de Watson uma personagem feminina, até foi uma ideia original, boa, a atuação de Lucy Liu é ótima. Na série ainda existe os personagens de Jon Michael Hill, o detetive Marcus Bell, que não tem muito espaço na série, quer dizer, na verdade só aparece ali para contracenar com Holmes, ou avisar que conseguiu alguma "pista" do caso. Aidan Quinn interpreta o capitão Tobias Gregson, do departamento de polícia de Nova York.

Casos, meio estranhos, como três irmãs sendo mortas por algum motivo, ou um homem que já estaria morto antes do avião cair na praia matando todos os passageiros, mas mesmo assim os episódios foram bons até agora; começam bons, o mistério vai ficando bom, e ai quase no "final da metade", o episódio vai ficando lento e o suspeito vai sendo descoberto.
Não posso deixar de mencionar a abertura da série que é excelente, como a música tema dos filmes com Downey Jr., com um som de violino fantástico.

Enfim, Elementary é uma boa série, quase ótima, e tem grande chance de melhorar, não acho melhor que os filmes de Guy Richie com Robert Downey Jr. no papel, mas é boa mesmo assim. Além dos mais, a primeira temporada já está confirmada ter 24 episódios. Elementary é uma série muito recomendada, então, assista se quiser, e se divirta.

Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário