sexta-feira, 12 de abril de 2013

[Lembra?] Esquadrão Relâmpago Changeman!

Nostalgia total para a galera que nasceu no meio dos anos 80...

Dengeki Sentai Changeman, mais conhecido no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman, é a 9ª série Super Sentai (gênero Tokusatsu, que se você está lendo isso, então com certeza já deve saber o'que é...).
Originalmente produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi (onde é exibido até hoje as séries Super Sentai e Kamen Rider) ,entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986.
Changeman sucede a 8ª série Super Sentai Bioman (sucesso na França), e antecede Flashman.

Defensores da Terra; Esquadrão Relâmpago Changeman
Com 55 episódios, a história da série, é sobre 5 integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e cada um adquire os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Power Bazooka
Como aliados, tinham o sargento Ibuki, líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra, demonstrava com frequência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas, e estranhamente nunca foi questionado a respeito da fonte de tanto saber. Na verdade ele era um alien mesmo.
Os Changeman utilizavam a Power Bazooka para destruir o "monstro do dia". Na verdade, foi a primeira série Super Sentai a utilizar uma arma especial de fogo para destruir o monstro.
Eles ainda tinham o Change-Robô, seu próprio robô gigante.

Change-Robô
Originalmente, a Toei havia planejado que Changeman teria 50 episódios, mas a produção de Flashman, acabou sendo atrasada, então a série se estendeu por mais 5 episódios. Com isso, a série terminou com 55 episódios, tornando-se a segunda série Super Sentai com maior número de episódios exibidos; a primeira é Goranger, com 84 episódios.
Changeman também foi a 3ª série a não tem uma integrante da cor amarela; a primeira equipe a não ter também, foi JAKQ Dengekitai (vermelho, azul, verde, rosa, e...Braca-multicolorido...?), segundo foi Battle Fever J (sendo que esta equipe não é representada por cores e sim por países), e agora a 4ª e última, que será exibida em 18 de fevereiro, Zyuden Sentai Kyoryuger (vermelho, azul, rosa, verde e preto).
Em Kaizoku Sentai Gokaiger, a 35ª série comemorativa, Kazuoki Takahashi aparece no episódio 49 de Gokaiger, representando o mesmo personagem: Hayate, o Change Griphon. Ele entrega o Poder Supremo dos Changeman ao Don Dogoier/Gokai Green, o qual utiliza o poder no mesmo episódio.

A abertura também é considerada uma das melhores:

Changeman acabou fazendo um grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido (também a 1ª série Super Sentai exibida aqui) a partir de 1988 pela já extinta Rede Manchete, até meados de 1994 e a partir do mesmo ano, pela Rede Record e ainda mais tarde, pela TV Gazeta.
A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Em 2009, a Focus
Filme lançou um Box de DVDs da série
Atualmente é exibida pela Rede Brasil.

E por último...A abertura de novo, só com uma dublagem em português, que eu considero muito boa:

Post Relacionado: Podcast Combo Nerd #04: Rádio Tokusatsu - Parte 1

0 comentários:

Postar um comentário