quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Fodastico!] O Mariachi

*Texto originalmente feito por Rafael Tekken.

Uma Aula de como fazer cinema com pouco orçamento mas com muita qualidade!
Quando esse filme começar, você irá até dar rizada dele, mas ao decorrer de sua história, irá vibrar com tudo o que está acontecendo! Estou falando de El Mariachi, o primeiro filme dirigido por Robert Rodriguez, conhecido pelos filmes Pequenos Espiões, alem de Um Drink no Inferno e Planeta Terror.

El Mariachi é um filme de 1992, feito com apenas 7 mil dólares (e se percebe isso muito bem ao decorrer). Não é uma super produção, e sim um filme bem idependente. El Mariachi conta uma história passada no Mexico, onde um Mariachi (musicos mexicanos, que você pode lembrar pelos grandes chapéus) viaja de cidade em cidade a procura de trabalho. Seus problemas começam quando ele é confundido com um assassino procurado, que carrega uma capa de violão cheia de armas.

Não, não é o Tim Maia!
Esse filme é uma aula de como se fazer um filme com baixo orçamento, e mostra ao jovens que sonham em ser diretores que não é preciso ter um super orçamento para criar uma boa história e ótimo roteiro. El Mariachi tem ritmo, coisa que muitos filmes com muito orçamento não tem. Ele tem um roteiro muito bem amarrado e te prende do começo ao fim.

Nesse filme tudo é tão simples, mas bem feito. É claro que o baixo orçamento não conseguiu mostrar o que o diretor queria, e o visual do filme, digamos, é um pouco feio. Em certos momento podemos ver que as cenas de ação e tiroteios são tão limitadas, que não inchergamos muito bem o realismo (se bem que é o Robert Rodriguez dirigindo, e quem viu Planeta Terror ou Pequenos Espiões sabe que o realismo não é bem seu forte!).

Algumas Curiosidades:
Para conseguir dinheiro para o filme, Rodriguez teve que servir de cobaia para medicamentos médicos, correndo o risco de passar mal e até morrer! Lembrando que nos EUA ou até em outros paises, é possivel se candidatar a cobaia de Mediamentos, em troca de um dinheirinho...(O Alan de Two And a Half Men já fez isso! :D)

El Mariachi teve 2 continuações, agora feitas com mais orçamento e nos EUA (mas a história ainda se passa no México). Ambos estreladas por Antonio Banderas (já que Carlos Gallardo, que interpretou Mariachi no primeiro filme,  ficou apenas na produção), os filmes A Balada do Pistoleiro e Era uma vez no México são bons, mas mesmo com todo o orçamento, não superam El Mariachi!

Apesar de alguns errinhos (muitos pela falta de orçamento), El Mariachi é um ótimo filme, e recomendo ele a todos!

Direção: Robert Rodriguez
Roteiro: Robert Rodriguez
Produção: Robert Rodriguez e Carlos Gallardo
Ano: 1992
Elenco: Carlos Gallardo, Consuelo Gómez, Reinol Martínez, Peter Marquardt...
Duração: 81 minutos.

Nota:


Notas da Equipe:
Gustavo: 10/10
Rafael: 10/10
...

Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário