quinta-feira, 7 de março de 2013

[Crítica] Detona Ralph

Depois de anos de algum tempo sem grandes trabalhos, a nova animação da Disney é Detona Ralph; minhas expectativas não eram das melhores - tudo dava a entender que não seria um grande trabalho. Me enganei: em uma versão Toy Story para games, fãs de animação sairão surpresos

Wreck-It Ralph/Detona Ralph (dublado por John C. Reilly), é o vilão do jogo 8-bits, Fix-It Felix Jr., onde o protagonista que dá o título do game (dublado por Jack McBrayer) conserta o prédio que Ralph começa a destruir, e no final, com a ajuda dos cidadãos, eles jogam Ralph de cima do prédio, e Felix ganha uma medalha. É assim o jogo, mas quando Arcade fecha, os games finalmente descansam. A Central de Games, é onde todos os personagens de games se encontram, e vão "trabalhar".
O problema começa quando Ralph, depois de 30 anos no mesmo trabalho, acaba decidindo que quer ser o mocinho, o herói. Ele tenta provar isso tentando conseguir uma Medalha de Herói, entrando no jogo Heroes Duty, mas acaba libertando um mal que ameaça o mundo dos games.
Ralph, ainda "pulando" nos outros games, acaba conhecendo Venellope von Schweetz (dublada por Sarah Silverman), um bug do jogo de corrida, Sugar Rush.

No meio de tantas referência à jogos, são feitas piadas como a do grupo de apoio aos vilões, onde se vê ali vários vilões de games, como Bowser/King Koopa, Zangief (mas ele não era do bem?), M. Bison, Eggman  até um dos fantasmas do Pac-Man.
Também dos "desempregados" games, como o clássico Q*bert que foi esquecido dos games. 
Ou melhor ainda, a forma que o cidadãos do jogo Fix-It Feliz Jr. se mexem quando estão "descansando" (em animação), como fossem mesmo em 8-bits, de uma forma brusca, muito bem elaborada e engraçada.
É claro, também as óbvias inspirações do games do filme, como Wreck-It Ralph ser basicamente inspirado no primeiro jogo com o Mario (na época, Jumpman), com Donkey Kong; e Heroes Duty, quase que um Halo basicamente.
Ainda tem um "cofre", na verdade, o Banco de Dados, com formato do clássico joystick do Nintendo.
Quer dizer...Esse filme tem várias referências a outros games, como os de 8-bits, e os novos agora em "gráficos melhores".

Sobre a animação, é muito boa, expressão realistas, movimentos convencíveis - inclusive tem uma piada com a forma como eles se mexem e os bits computadorizados. 
Interessante notar também, é que a inspiração dos rostos dos personagens principais, veio dos seus próprios dubladores, mas de uma forma bem mais cartunesca.

Detona Ralph é um filme que consegue diverte tanto crianças quanto adolescentes e adultos. Tem algumas piadas que perdem um pouco a graça se você já assistiu o trailer do filme (as vezes tem uns trailers que entregam todas as piadas boas só pra chamar a atenção), mas mesmo assim, o filme diverte pra caramba. 
É claro que a ideia do filme não é original (um pouco de Shrek 4, e bastante inspirado em Toy Story), mas mesmo assim, não estraga em nenhum momento o enrendo meio previsível. Além dos mais, o filme é basicamente um game completo! Quer dizer, tem até um Boss

Enfim, quer começar bem o ano (ou quer melhorar mais ainda), então vá assistir Detona Ralph, e se divirta procurando Easter-Eggs!

NOTA:
9 Jokers!

Trailer:


NOTAS DA EQUIPE:
Gustavo: 9/10
Pedro:    8/10
Vinicius:  9/10
...

0 comentários:

Postar um comentário