quinta-feira, 7 de março de 2013

[Crítica] Os Infratores


Ao final da produção de Os Infratores ficamos tão indecisos em relação ao que vimos que fica quase impossível de analisar. Verdade é que o filme que conta a história dos Bondurant na Lei Seca é uma verdadeira incógnita desde seus personagens à sua trama. E tudo isso colabora para que, como resultado final, ninguém chegue a uma conclusão. Uma pena, pois poderia.

Ambientado nos anos da Lei Seca, acompanha uma família de contrabandistas de bebida que comete e sofre crimes às margens da lei, e se vê ameaçada pela ganância das autoridades, que querem uma fatia do negócio.

A trama se divide em três irmãos, que logo no inicio do primeiro ato, já sabemos suas funções e personalidade - se rendendo a arquétipos que só são aceitáveis pelo carisma dos atores. Jack é o mais novo, e portanto, mais fraco, que sofre muita pressão pelos irmãos mais velhos. Howard é a máquina, que quase não possui cérebro e causa muitos problemas para a família, porém, impõe seu respeito pelo braço. Já Forrest é quem sustenta moralmente o trio de irmãos, sempre se mantendo forte - mental e fisicamente. Porém, o que poderia ser um argumento para desenvolver os Bondurant acaba ficando apenas em algumas piadas em relação ao mito criado sobre estes mesmos - o que é divertido, mas intelectualmente raso.

O roteiro também peca em não estabelecer de forma muito clara as relações entre os personagens, e o porquê que são levados a cometerem todos seus atos, sempre malucos e questionáveis. Assim, não consegui me preocupar com ninguém, muito menos consegui ficar emocionado - o que, em algumas partes, se tivesse mais ambição, claramente se tornaria um ponto memorável.
Pior é quando isso se repete ainda mais: Os Infratores parece não ter uma história fixa para contar, e apenas vai colocando obstáculos e acontecimentos para deixar a história fluir - mesmo que de forma forçada (pois o filme é cansativo). E esse fator acaba prejudicando alguns personagens, já que o papel de Gary Oldman, por exemplo, se mostra mais do que descartável. 

As atuações, em geral, são excelentes: Tom Hardy consegue passar um sotaque caipira contagiante, Shia LaBeouf é carismático, já Guy Pearce tem uma grande presença, sempre nos causando medo. O que claro, nos leva as eficientes cenas de ação e tensão, acompanhadas por grandes quantidades de sangue.
A ambientação é impecável e rica nos mínimos detalhes, desde os cenários aos figurinos, e diferente de alguns filmes de época que vemos por ai, não questionamos o ano em nenhum momento.

Se Os Infratores é um filme sobre a Lei Seca, a máfia, romance ou até mesmo a violência impulsiva dos seres vivos, eu não sei. Quando sobem os letreiros fica uma sensação de vazio. Um longa que falha em vários aspectos, não conseguindo causar nenhuma ação no espectador, seja por uma grande reflexão ou uma simples emoção. Facilmente esquecível.

NOTA:





4 Jokers


Trailer:


NOTAS DA EQUIPE:
Vinicius: 4/10
...

0 comentários:

Postar um comentário