sábado, 11 de maio de 2013

[Especial] 11 Anos de Homem Aranha - O Filme!

Dia 17 de Maio, é o aniversário de estréia do filme Homem Aranha no brasil, que completa 11 anos. Esse filme deixou uma marca do heroi nos cinemas, teve 2 continuações (eu prefiro a segunda), mas todos concordam que o primeiro foi uma inovação (não tão grande, mas foi), e com tudo isso, faremos um especial sobre o filme aqui no Royal Flush!

Peter Parker (Tobey Maguire), é um nerd que vive uma simples vida em nova york. Ele mora com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May Parker (Rosemary Harrise). Peter é um grande aluno de ciências e muito aplicado. Ele tem como amigo, o filho de um dos maiores ciêntistas de nano tecnologia, Norman Osborn (Willem Dafoe). Peter é super apaixonado por sua visinha, Mary Jane (Kirsten Dunst), garota popular do colégio. Em passeio de escola, onde são exibidas aranhas geneticamente modificadas, peter é mordido por uma delas. 
Peter chega em casa e passa mal. Acaba caindo na cama e sofrendo mutações e seu corpo é quimicamente alterado, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à uma teia de aranha e passe a ter um "sentido de aranha", que o avisa sempre que há perigo por perto, além de superforça e visão ampliada. Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. 
Ficheiro:Duende Verde no filme do Homem-Aranha.jpg
Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir de então, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde, que na verdade é o empresário Norman Osborn após ter sido exposto à um gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física. Pronto! Depois de todos esses acontecimentos, nasce um herói que ia deixar sua marca nos cinema!

Me Lembro até hoje da primeira vez que assisti. Era em VHS, com péssima qualidade e em inglês, mas como todo criança, eu não ligava muito para isso. A Emoção de ver o herói já estava ótimo para mim, na época, com 5 ou 6 anos de idade. Me lembro de poucos relances, como a cena em que Norman Osborn se transforma no Duende Verde, e a cena classica onde o aranha salta por Nova York no final do filme. Acho que até hoje em dia, uma criança pode se emocionar com isso, pois naquela época, a muito tempo a gente não via um filme de Super-Heróis assim.
Está vendo esses personagens acima? Claramente você sabe que eles são Batman e Robin. Pois é, o filme Batman & Robin (1997) é o quarto filme da série batman e o segundo filme dirigido por Joel Schumacher, que ridicularizou o personagem em seus filme, colocando insinuações sexuais, alem de outras coisas. Você deve estar achando estranho eu estar falando de Batman em um especial de Homem aranha, mas o patamar de ruindade desse filme foi tão grande, que afundou o género de Super Heróis nos cinemas. É ai que o homem aranha entra! Depois de algumas tentativas e pouquíssimos acertos (um exemplo é X-men), Homem aranha veio para salvar a todos os heróis, trazendo de volta o genero de super heróis (hoje em dia, o que mais se vê no cinema, é filmes de heróis).
Com sua ótima direção, e um clima bem agradável, o filme conquistou muito! É claro que como adaptação, ele deixa um pouco a desejar, mas é bem estruturado! Acho que o cinema jamais irá esquece-lo, pois é um memorável, e qualquer pessoa, mesmo não sendo fã do herói, já assistiu. Segue abaixo, prêmios conquistados, musicas, trilha sonora, e varias outras coisas!

Indicações e Prêmios:
Foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. No Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films. Venceu na categoria de Melhor Trilha e foi Indicado nas categorias de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Diretor (Sam Raimi), Melhor Ator (Tobey Maguire), Melhor Atriz (Kirsten Dunst) e Melhores Efeitos Especiais. No BAFTA Film Award,foi indicado na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Em 2003 (mesma  data de todas as outras premiações) MTV Movie Awards (premiação de cinema da MTV) o filme ganhou na categoria Melhor Atriz (Kirsten Dunst), Melhor Beijo (Tobey Maguire e Kirsten Dunst) e nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tobey Maguire) e Melhor Vilão (Willem Dafoe).

Falando em cena do beijo...
Essa cena pode ser vista em varios Tops de melhores cenas de beijo. O Primeiro beijo de Mary Jane e Homem Aranha acontece depois que o herói a salva de bandidos,e ela retribui com um beijo. Olhando assim,a cena é muito bonita (principalmente a Kirsten Dunst), mas ela fui muito dificil de ser feita.De acordo com Maguire, a cena foi muito dificil de ser feita do que as cenas de ação. “A água da chuva entrava no meu nariz. Daí, quando a Kirsten colocou a máscara de volta, fiquei totalmente sem ar” disse Tobey. Veja a cena abaixo:

Trilha Sonora:
Na trilha sonora instrumental está Danny Elfman, que combina a tradicional orquestração, percussão e elementos de eletrônica. Já na trilha sonora de musicas compostas, temos a musica tema do filme, chama Hero (Herói). É um single lançado por Chad Kroeger, vocalista fazer o Nickelback , gravado em 2002 por Kroeger, Josey Scott, vocalista do Saliva, Tyler Connolly, guitarrista e vocalista do Theory of a Deadman, Paul Iverson, baixista do Strange Advance, Mike Kroeger, baixista do Nickelback , Matt Cameron, baterista do Pearl Jam e Jeremy Taggart. O Video Clipe foi dirigido Por Nigel Dick. O clipe mostra a banda tocando no topo de um Edifício em Nova York,onde a um Alti Dor exibindo Cenas do filme.

É a 17ª maior bilheteria de todos os tempos, com mais de US$821 milhões de dólares arrecadados. Ted Raimi, que interpreta o assistente de J. J. Jameson, é irmão do diretor Sam Raimi e frequentemente atua em seus filmes. Já o ator Tobey Maguire, interprete de Peter Parker/Homem-Aranha, recebeu um cachê de US$ 3 milhões.

Diretores Cotados:
Alguns diretores chegaram a estar cotados para levar Homem-Aranha ao cinema, entre eles James Cameron (Avatar), Ron Howard (Anjos e demonios), Steven Spielberg (Nem preciso citar), Chris Columbus (Harry Potter 1 e 2), David Fincher (Alien 3, Roland Emmerich), Jan de Bont (Lara Croft 2) e os irmãos Wachowski (Trilogia Matrix). 

Quando os direitos cinematográficos de Homem-Aranha ainda estavam sendo disputados na Justiça americana, o diretor James Cameron chegou a fazer um resumo de 57 páginas de como seria o filme caso ele fosse o diretor. Em sua versão, o vilão do filme não seria o Duende Verde mas sim, Electro. Como mitos reclamaram de Peter ter feito uma roupa perfeita para usar, saibam que na versão que seria de Cameron, Peter iria fazer uma roupa horrorosa, e por ser ridicularizado, deixaria de ser o Homem Aranha (coisa que aconteceu muito nos quadrinhos). Mas ai em certo momento de dificuldade, ele retornaria, e usaria uma roupa de Dia das Bruxas, inspirada na roupa dele, só que muito mais detalhada.

Macy Gray (cantora do fistival onde Homem Aranha tem seu primeiro confronto com Doende Verde), Lucy Lawless (estrela de Xena, série produzida por Sam Raimi), Nicholas Hammond (o Homem-Aranha televisivo) e o criador do Homem-Aranha, Stan Lee, fazem participações especiais. 

Polemicas:
O primeiro trailer de Homem-Aranha a ser lançado mostrava o super-herói capturando um grupo de ladrões e prendendo o helicóptero de fuga deles em uma gigantesca teia presa nas duas torres do World Trade Center (veja ele aqui). Entretanto após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, que derrubaram as duas torres, este trailer foi retirado de circulação dos cinemas e também do site oficial do filme. Também foi tirado de circulação o primeiro pôster, em que as torres gêmeas estavam refletidas na lente do herói. 

Na cena em que o Homem-Aranha se torna famoso, se prestar atenção no final, dá para ver as torres do World Trade Center, essa cena deveria ser tirada do filme por causa dos ataques. 

Atores cotados:
Peter Parker/Homem-Aranha: Leonardo DiCaprio, Ben Affleck, Freddie Prinze Jr, Heath Ledger, Jude Law, Chris Klein, Ewan McGregor, Nicholas Brendon,Colin Farrell, Jay Rodan, James Franco, Scott Speedman e Wes Bentley. James Franco fez um teste, e ganhou o papel de Harry Osborn.

Mary Jane Watson: Jennifer Aniston, Alicia Witt, Mena Suvari, Majandra Delfino, Kate Hudson e Eliza Dushku (que fez o teste de Tobey Maguire).

Norman Osborn/Duende Verde: Liam Neeson, Nicolas Cage e John Malkovich.

J.J. Jameson: R. Lee Ermey e William H. Macy.

O ator Brian Dennehy chegou a estar cotado para interpretar o tio Ben.

Sequências

Em 2004, foi lançado Homem Aranha 2, que trazia de volta o elenco do primeiro filme, com alguns personagens novos. O Vilão escolhido para o longa, foi DR Octopus. É um filme tão bom quanto o primeiro, e que trás cenas muito boas, como a cena em que Octopus foge do hospital. Alias, Octopus (intepretado por Alfred Molina) é muito bem retratado no filme, com uma carga dramatica exelente.
Em 2007, foi lançado o ultimo filme da trilogia. Homem Aranha 3 foi o filme mais visto pelos brasileiros naquele ano, mas foi o mais fraco da trilogia, chegando a ser Ruim. Não estou reclamando do fato de Peter Parker parecer um Emo quando está sobre o dominio do Simbionte (que apareceu do nada no filme), mas reclamo da falta de controle no roteiro. O Vilão principal é Venom, mas temos o Homem Areia e tambem Harry osborn, que quer vingar o pai. Em vários momentos o filme chega ao cumulo de ser ridiculo, mas enfim, acho que já falei demais!

Conclusão sobre o filme
Dediquei esse post a falar mais sobre curiosidades, cenas emblemáticas, e também falar um pouquinho sobre os filmes que vieram a seguir. Fiz isso porque não achei necessário escrever uma especie de Review desse filme, pois estamos aqui para celebrar, e não para julgar se o filme é bom ou não. Recentemente vimo um novo filme do aranha, que trouxe ele mais jovem e bem semelhante ao Peter Parker dos quadrinhos, com seus problemas em sua vida e tendo que lidar com o fato de ser o Herói de Nova York. Esse filme trouxe alguma coisas melhores que o filme de Sam Raimi, mas uma coisa é certa: Jamais esqueceremos o filme Homem Aranha, pois todos lembraremos dele com muito carinho, pois com certeza, ele deixou sua marca nos cinemas!

Espero que tenham gostado! Deixe sua opinião nos comentários sobre o que achou, e vamos celebrar essa adaptação clássica!

0 comentários:

Postar um comentário