domingo, 24 de fevereiro de 2013

[Crítica] Footloose - Versão 2011

Não sei se vocês lembram, mas o primeiro podcast do blog foi sobre Footloose. Bom, basicamente era eu sozinho comentando o trailer que havia saído  e comparando o que vi com o filme original de 84. Bom, hoje, a quase 1 ano depois, venho aqui para falar do filme em si, depois de ter revisto o Footloose - Ritmo Louco (1984). E já adianto: à todos que não estão ligando muito para o post, e que estão pensando que é só um musical besta, estão muito enganados!

poster2Se você ai está achando que isso é uma espécie de "High School Musical", pode mudar de idéia, pois o filme em nenhum momento é um musical, assim como o original. Ele é um filme que traz muita musica de qualidade, mas em nenhum momento vemos os jovens dançando e cantando como idiotas. Aqui, a rebeldia representada através  da vontade de se mexer, através da vontade de dançar!

Basicamente, a história segue a mesma linha do original: Ren McCormick (Kenny Wormal) chega a uma cidade pequena onde ele tem que conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Para completar o quadro, o Reverendo Moore (Dennis Quaid) proibiu o rock e a dança a muito tempo, devido a um acidente que matou seu filho. A revolta de Ren com a situação acaba atingindo também a filha de Moore, Ariel (Julianne Hough), mas isso não permanecerá por muito tempo já que Ren e Ariel apaixonam-se.
Bom, é importante lembrar que o primeiro filme é conhecido como um dos clássicos musicais. Aliás, vários filmes dos anos 80 eram assim; adicionavam várias musicas que estavam fazendo sucesso, e isso atraía os jovens. Como já citei, não está muito para musical, e sim, para o filme de dança. Isso pode ser aplicado tanto ao filme original, quanto ao filme atual. Talvez esse seja o motivo de Footloose de 84 ser lembrado até hoje. Se bem que também temos que dar credito ao fato de ser o filme que revelou Kevin Baccon.

Apesar do novo estilo de Dança, mas puxado para o hip-hop e também muito para o Country, ele consegue ter um climinha anos 80. O filme inteiro é moldado a partir do original, e por isso lembra muito não só o filme original, mas também os clássicos filmes dos anos 80, os quais assistimos pela Sessão da Tarde.
Zoom out
Aliás, as musicas me surpreenderam muito nesse filme! Além do respeito as musicas do filme de 84, eles adicionaram as músicas originais aos filmes. As coreografias são bem legais, e você percebe que realmente a dança toma conta de todos. Mas o mais legal é que mais para o final do filme, vemos as mesmas músicas originais que foram tocadas, em uma versão mais atual, das quais você conferir abaixo:
Uma pergunta que não quer calar é: ele funciona para os adolescentes tanto quando o original? Bom, a resposta é clara! Sim! Aliás, ele aborda a chegada de Mccormack melhor do que o próprio filme original, além de algumas mudanças. Exemplo: (Spoiler) A Mãe de Maccormack morreu de leucemia, sendo que no filme original ele se muda com sua mãe para a cidade. No filme original, o fusca amarelo já era de Maccormack, sendo que nesse novo filme, ele ganha o fusca de seu tio, e o próprio conserta. Bom, são pequenos detalhes diferenciados do filme original.
Zoom out
As atuações não são lá essas coisa. Os atores não são conhecidos, e no elenco temos apenas Dannis Quaid sendo um ator de mais peso, pois o resto...Bom, mas tenho que admitir que o ator que interpreta Ren Mccormack se saiu bem, mesmo sendo um inciante, sendo que o conhecimento dele de dança é magnifico (Confira Aqui). Já os outros personagens também se dão bem, e posso dizer que superar os atores do filme original não é muito difícil, pois o filme original não tinha uma atuação excelente e que roubava a cena era Kevin Bacon mesmo.
Zoom out
No final o filme acaba se tornando uma grande homenagem ao clássico de 1984, que acreditem se quiser, tecnicamente não era um bom filme, pois tinha muitos furos de roteiro, além de atuações não tão boas. Mas o filme sobreviveu ao tempo pelo seu clima Anos 80 e suas musicas memoráveis das quais já citei, mas que por mais que tenha alguns erros, é um filme divertido, e esse novo filme traz bem isso!
Zoom out
Bom, ele é totalmente recomendado! Consegue empolgar, e posso até dizer que, pelo menos para mim, me deu vontade de ver de novo! Arrisco até dizer que saiu melhor alguns pontos, do que o próprio filme de 1984! Não sou um critico de cinema, e sim um cinéfilo, e como amante de filmes com ótima trilha sonora, Footloose de 2011 é super recomendado!

NOTA:

9 Jokers

Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário